No melhor e mais emocionante jogo da Copa, a Itália foi valente, mas acabou eliminada do Mundial após perder para a Eslováquia por 3 a 2 no Ellis Park de Johannesburgo, nesta quinta-feira, 24. Os eslovacos abriram 2 a 0. A Itália diminuiu. Os eslavos ampliaram aos 42, mas a Itália marcou de novo aos 47. Foi em vão. Depois de empatar com o Paraguai e a Nova Zelândia, a Itália, tetracampeã do mundo, volta para casa.
O técnico Marcello Lippi havia afirmado que pretendia se inspirar na seleção de 1982, que após uma primeira fase ruim chegou ao tri na Espanha, mas conseguiu apenas igualar a seleção de 1950, que defendia o título, mas caiu na primeira fase. Além da Itália, o Brasil, em 1966 e a França em 2002 são os outros campeões eliminados na primeira fase do mundial seguinte.
Lippi vinha enfrentando críticas de que o time, com média de idade de 28 anos e 11 meses, era velho. Nove dos 23 convocados estavam na Copa da Alemanha. Titulares como Zambrotta e Cannavaro enfrentavam uma má fase técnica na última temporada. Dizia que lhe faltava um Paolo Rossi. Quagliarella quase conseguiu ser este herói, ao comandar a reação da Azurra. Marcou um gol, participou de outro e teve um terceiro anulado.
Fonte: futebolbaiano