segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sassá está se despedindo do futebol baiano


Você pode nunca ter ouvido falar em Jiliardo Alves dos Santos, mas com certeza já ouviu muito nome de Sassá, jogador do Ipitanga, artilheiro do Campeonato Baiano 2010 e atual goleador de 2011. Ano passado Sassá marcou 13 gols, se transferiu para o Vila Nova –GO, mas com o time numa má fase e com muita troca de treinadores o rendimento não foi o esperado. Voltou ao Ipitanga e provou mais uma vez a sua qualidade, atualmente ele lidera a lista de artilheiros do Campeonato Baiano 2011, com 10 gols. Apesar de ter encerrado sua participação na competição, ele ainda pode terminar o Baianão como artilheiro, os jogadores mais próximos de alcançá-lo são, Nikão (Vitória) com 09 gols e João Neto (Bahia de Feira) com 08 gols. Sassá trabalhava como repositor de um mercadinho na sua cidade, Antônio Golçalves-BA e jogando pelos campos de várzea, foi convidado para participar da Seção de Senhor do Bonfim, que iria disputar o Campeonato Intermunicipal, isso com apenas 17 anos. Diretamente do Intermunicipal seu caminho foi o Ipitanga e agora segue estrada para Portugal, onde vai atuar pelo Passos Ferreira, clube da 1ª Divisão. Nesta terça-feira (19/04), Sassá foi convidado pelo presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, para receber a chuteira de ouro 2010, troféu oferecido pela federação para o artilheiro do Campeonato Baiano.

Como ano passado ele não pode participar da solenidade de entrega, o momento foi oportuno e além do troféu, Sassá recebeu os agradecimentos e aplausos de diversos presidentes de clubes e ligas que participavam da Assembléia Geral na manhã de ontem. A Federação Bahiana de Futebol parabeniza o Ipitanga, por ter garimpado o jogador diretamente do Campeonato Intermunicipal e deseja boa sorte ao atleta, para que ele engrandeça o nome da Bahia pelos campos europeus.

Federação define as semifinais: Timão e Verdão jogam no Pacaembu

A Federação Paulista de Futebol definiu os locais e as datas das partidas semifinais do Paulistão. A fase começa no sábado, com São Paulo e Santos jogando no Morumbi às 16h. No domingo, Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Pacaembu às 16h. Serão jogos únicos e, em caso de empate, a decisão da vaga para a final sairá na cobrança dos pênaltis.

Com o Palestra Itália em obras, o Verdão tinha cogitado levar a partida para o interior, já que considera o Pacaembu a casa corintiana. Foi levantada a possibilidade de Presidente Prudente ou, na Grande São Paulo, Morumbi, Canindé e Arena Barueri. Mas continuar no Pacaembu foi a escolha.

Em ambos os jogos, os torcedores dos times visitantes terão direito apenas a 5% da carga total de ingressos. E assim como na fase anterior, o time vencedor levará 60% da renda da partida (o perdedor fica com os 40% restantes).

O São Paulo, melhor time da primeira fase, eliminou a Portuguesa nas quartas de final, vencendo por 2 a 0. O Peixe, que classificou em quarto lugar, bateu a Ponte Preta por 1 a 0. Do outro lado, o Palmeiras, vice-líder na etapa de classificação, ganhou do Mirassol por 2 a 1, mesmo placar que o Corinthians, o terceiro, aplicou no Oeste.

Na grande final, o duelo será em dois jogos, com ida e volta. Para efeito de definição do mandante e da vantagem, valem os pontos de todas as fases anteriores – primeira, quartas e semi. Até agora, São Paulo e Palmeiras têm 43 pontos, mas o Tricolor está na frente por somar uma vitória a mais (14 a 13). Corinthians e Santos conquistaram 41 pontos, as mesmas 12 vitórias, só que o Timão tem um gol a mais de saldo (22 a 21).

Pelo Torneio do Interior, Oeste e Mirassol abrem as semifinais, também em jogo único, na sexta-feira, às 21h, em Itápolis. Ponte e São Caetano jogam no sábado, às 18h30.

Template - Dicas para Blogs